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Prezado leitor, você pode participar das pesquisas para conhcer a História da Igreja na Zona Leste-São Paulo. Envie suas propostas para o E-mail: historiadaigrejanazonaleste@hotmail.com
teologiaonline@yahoo.com.br
Agradecemos sua participação na Hisória da Zona Leste.

Memória

Por que é importante a memória, a hsitória na vida dos povos?

Leia o artigo da teóloga, escritora e professora Maria Clara Bingemer. Para ler o texto clique aqui

Propomos seis períodos para a História da Igreja na Zona LesteII

1° Período da História da Igreja Zona LesteII: 1560-1750
Capela dos índios em São Miguel Paulista atá a expulsão dos Jesuítas do Brasil em 1750.
1.1 Fundação de São Miguel e atuação dos Padres Jesuítas da Roseli Santaella
1.2 Capela dos Índios
2° Período da História da Igreja Zona LesteII: 1750-1975
Criação da Diocese de São Miguel; CNBB em 1952; 1° Encontro do CELAM no Rio de Janeiro em 1955; Concílio VaticanoII de 1962-1965; 2° Encontro do CELAM em Medellín-Colômbia em 1968. Chegada do 1° bispo residente na Região Episcopal de São Miguel Paulista.
3° Período da Igreja em São Miguel Paulista de 1975-1989
Tempo do 1° Bispo da Região Dom Angélico SândaloBernadino.
3.1 Dom Angélico Sândalo Bernadino
4° Período da Igreja na Zona LesteII: 1989-2007
Com o Bispo Dom Fernando Legal. Primeiro Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, criada em 1989.
4.1 Dom Fernado Legal

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Breve panorâmica da História da Igreja Católica no Brasil

Fazendo uma análise panorâmica da História da Igreja Católica no Brasil, ao longo dos grandes períodos de nossa história, inicialmente temos que compreender que o Catolicismo que se instalou no Brasil possuía as características específicas do Catolicismo ibérico, especialmente português.Assim sendo, uma instituição peculiar do Catolicismo no período colonial foi o chamado PADROADO RÉGIO, por meio do qual a Santa Sé reconhecia aos reis de Portugal o direito ao governo civil e religioso. Assim, a partir de D. Manuel I, o Venturoso, (1495-1521), a Coroa exercia um controle quase completo sobre a Igreja em Portugal e suas colônias.Na verdade, a colonização foi um grande processo histórico, em que a união de esforços da monarquia nacional, a nobreza e a burguesia mercantil não teria sido suficiente, para viabilizá-lo, sem a adesão e participação ativa da Igreja Católica. Cada navio que partia da Península Ibérica em direção ao novo mundo, trazia um sacerdote católico, investido de grande autoridade para zelar pelos costumes e vida religiosa da tripulação.Os portugueses acreditavam que, ao fundar um império colonial, estavam, na verdade, cumprindo uma missão religiosa.No seu primeiro livo de caráter histórico, América Latina: Da Conquista à Nova Evangelização, publicado em 1992, quando se comemorou os 500 anos do Descobrimento da América, ou do início da conquista, Frei Leonardo Boff, afirma: "O cristianismo que chegou à América latina é gerado na matriz européia greco-romana-alemã. Veio transplantada no nosso continente uma instituição religiosa que fazia parte do imenso projeto colonial de ocupação militar e aproveitamento econômico dos mundos a serem dominados. Não foi uma evangelização no estrito senso." (1)Desta forma, o caráter da primeira obra católica no Brasil-colônia, a catequese, é posto em dúvida, tendo em vista as suas ligações com o Estado, pois até os nomes dos missionários a serem enviados para o Brasil, dependiam da aprovação do rei. A tarefa de evangelizar passava a ser uma empreitada política. Para ler o texto completo, clique aqui Colaborador Andre de Jesus Oliveira: Cristianismo Através dos Séculos Fonte: Marcos SilvaUniversidade Federal de Sergipe

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