Participe:



Prezado leitor, você pode participar das pesquisas para conhcer a História da Igreja na Zona Leste-São Paulo. Envie suas propostas para o E-mail: historiadaigrejanazonaleste@hotmail.com
teologiaonline@yahoo.com.br
Agradecemos sua participação na Hisória da Zona Leste.

Memória

Por que é importante a memória, a hsitória na vida dos povos?

Leia o artigo da teóloga, escritora e professora Maria Clara Bingemer. Para ler o texto clique aqui

Propomos seis períodos para a História da Igreja na Zona LesteII

1° Período da História da Igreja Zona LesteII: 1560-1750
Capela dos índios em São Miguel Paulista atá a expulsão dos Jesuítas do Brasil em 1750.
1.1 Fundação de São Miguel e atuação dos Padres Jesuítas da Roseli Santaella
1.2 Capela dos Índios
2° Período da História da Igreja Zona LesteII: 1750-1975
Criação da Diocese de São Miguel; CNBB em 1952; 1° Encontro do CELAM no Rio de Janeiro em 1955; Concílio VaticanoII de 1962-1965; 2° Encontro do CELAM em Medellín-Colômbia em 1968. Chegada do 1° bispo residente na Região Episcopal de São Miguel Paulista.
3° Período da Igreja em São Miguel Paulista de 1975-1989
Tempo do 1° Bispo da Região Dom Angélico SândaloBernadino.
3.1 Dom Angélico Sândalo Bernadino
4° Período da Igreja na Zona LesteII: 1989-2007
Com o Bispo Dom Fernando Legal. Primeiro Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, criada em 1989.
4.1 Dom Fernado Legal

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Criação da Diocese de São Miguel Paulista

A diocese de São Miguel Paulista foi criada pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, com a Bula “Constat Metropolitanam Ecclesiam”, de 15 de março de 1989, com território desmembrado integralmente da Arquidiocese de São Paulo. A instalação da Diocese e posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom Fernando Legal, SDB, aconteceram no dia 28 de maio de 1989. Situada no extremo leste da cidade de São Paulo, a Diocese limita-se com a Arquidiocese de São Paulo e as Dioceses de Guarulhos e de Mogi das Cruzes. É a menor diocese territorial do Brasil, com aproximadamente 200 Km2. Sua população chega a 3 milhões de habitantes, sendo considerada pela ONU como a região com maior densidade demográfica do planeta. Seu território está, eclesiasticamente, dividido em três regiões episcopais: Itaquera/Guaianases, Penha, São Miguel e catorze setores pastorais: A .E. Carvalho, Cidade Tiradentes, Itaquera, Guaianases, Artur Alvim, Cangaíba, Cidade Líder, Vila Esperança, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Jardim Helena, Silva Telles, Ponte Rasa e São Miguel. A Catedral de São Miguel Arcanjo começou a ser construída em 1950 sendo inaugurada em 22 de agosto de 1965 e consagrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Carlo Furno, em 31 de maio de 1992. Dentre os diversos bairros que formam a Diocese de São Miguel Paulista dois merecem ser mencionados mais detalhadamente, pela importância que têm na história do município de São Paulo: São Miguel Paulista e Penha de França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário